Governo não anistiará obras em leilão

Em: 18/01/2017 às 13:39h por

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse que o governo não anistiará empresas com projetos atrasados no leilão de descontratação de energia de reserva.

Segundo ele, uma das preocupações é não dar sinais errados ao mercado, nem desvirtuar a intenção da licitação, que visa reduzir as sobras de energia.

Rufino destacou que o governo já vetou, na sanção da Medida Provisória 735, ano passado, emendas que anulavam penalidades a geradores e transmissores com obras atrasadas. Para ele, essa lógica será levada em consideração na formatação do leilão de descontratação. "O empreendedor tem que estar consciente de que o contrato deve ser honrado por todas as partes", afirmou. "Por isso, foram vetados trechos da MPque anistiava quem não honraram compromissos".

Rufino disse que uma das preocupações do governo é não criar problemas estruturais ao avaliar questões pontuais que dizem respeito a um ou outro empreendedor. O leilão será mais um instrumento para reduzir a sobrecontratação das distribuidoras.

Fonte: DCI