Resultado de leilão inverso ainda dependerá de diretrizes, avalia Absolar

Resultado de leilão inverso ainda dependerá de diretrizes, avalia Abso

Em: 18/01/2017 às 13:40h por

A ideia de se realizar o leilão inverso, apresentada na última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, é considerada muito oportuna pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. A entidade aponta que a medida afeta positivamente tanto a geração, quanto o próprio governo, consumidores e distribuidoras. A entidade ainda é cautelosa quanto a avaliação de qual deverá a adesão em termos de projetos do setor que representa, principalmente, do primeiro leilão de reserva em que a fonte participou onde diversos empreendimentos entraram com pedido para extensão do prazo de operação comercial.

De acordo com o presidente executivo da entidade, Rodrigo Sauaia, é necessário conhecer as diretrizes que serão estabelecidas pelo governo. Somente com esses dados em mãos é que os empreendedores conseguirão efetivamente avaliar qual poderá ser o melhor caminho para cada projeto. Um desses poderia ser a efetiva adesão com o pagamento de um valor para confirmar a desistência do projeto. Outro caminho ainda viável é enfrentar as penalizações previstas nos contratos e seguir em frente para colocar em operação os projetos.

“Sem as informações básicas de como funcionará o leilão inverso fica difícil dizer como é que os empreendedores direcionarão suas ações, mas a análise será para cada caso, individualmente”, comentou. “O único momento em que saberemos qual será a melhor opção será depois do leilão, pois somente aí que conheceremos o preço dessa descontratação, o volume e as fontes que deverão aderir”, disse ele à Agência CanalEnergia.

Fonte: Canal Energia