Aneel acaba com exigncia de fundo para concessionrias

Em: 17/04/2017 às 13:48h por

A Aneel (agência do setor elétrico) extinguiu uma resolução de 2014 que determinava a criação pelas concessionárias de energia de uma reserva financeira para compensar eventuais desequilíbrios.

A regra caiu na semana passada porque não foram feitas audiências públicas para debatê-la.

A Abradee (associação dos distribuidores) entrou com um recurso na agência em 2015 para evitar que as concessionárias fossem obrigadas a despender esses recursos.

A regra afetaria direitos das empresas que já são regulamentadas por normas contábeis diz Nelson Leite, presidente da Abradee.

"Isso significaria menos dividendos, o que tornaria o investimento no setor menos atrativo. Ninguém iria querer [fazer aportes em distribuição] se há outros ramos de negócios onde não há exigência de reserva financeira."

Para o presidente da entidade, a Aneel não deverá retomar a proposta do fundo. Procurada pela coluna, a agência do setor elétrico não se manifestou.

Fonte: Folha de S. Paulo