Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
  NOTÍCIAS

Neoenergia inicia processo de digitalizao da rede de operao

Em: 20/04/2017 às 14:06h por

A Neoenergia iniciou a digitalização de sua rede de operações e, para tanto, contratou a Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação. Segundo a companhia, as três distribuidoras de energia do grupo – Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN) – estão migrando suas aplicações críticas de operação para redes mais modernas.

A área de Tecnologia Operativa (OT) da Neoenergia tem grandes responsabilidades sob seu escopo de trabalho. Ela é encarregada de suportar os equipamentos e comunicação de redes aplicados dentro do sistema elétrico. Portanto, uma falha é inadmissível, uma vez que pode causar até mesmo o desligamento do sistema de energia em uma cidade, afetando diretamente os consumidores.

Em um cenário cada vez mais digital, o grupo precisava substituir a rede que interliga as subestações de energia com o centro de operação. “O sistema legado anterior não permitia a amplificação da rede, exigia os mesmos equipamentos da mesma fabricante, que eram muito limitados em relação à velocidade e à gerência”, disse José Luiz de França Neto, Gestor de Engenharia de Tecnologia Operativa da Neoenergia. “Além disso, precisávamos obter uma disponibilidade contínua, mantendo as operações 24 horas por dia sem falhas”, completou.
 
Fonte: Canal Energia




 

SINDENERGIA - Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Bosque da Saúde - Casa da Indústria - CEP 78050-000 - Cuiabá-MT - Fone: (65) 3644-3443
www.sindenergia.com.br - sindenergia@sindenergia.com.br