Incertezas podem afetar o rumo traçado para setor

Em: 19/05/2017 às 11:11h por

img

Executivos do setor e do mercado de energia elétrica avaliam que uma eventual saída do deputado federal Fernando Coelho Filho (PSB-PE) do Ministério de Minas e Energia (MME), pode afetar o rumo ou até travar as discussões em andamento na pasta sobre aperfeiçoamentos no modelo regulatório do setor.

Ontem, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, defendeu, em nota, a saída do ministro, diante das denúncias de que o presidente Michel Temer teria recebido propina da JBS por meio do deputado afastado Rocha Loures (PMDB-PR) e negociado com a empresa a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso em Curitiba.

O líder da bancada do PSB no Senado, Fernando Bezerra (PE), porém, marcou para segunda-feira apenas uma reunião da bancada "para que, após o conhecimento pleno dos fatos, deliberemos uma posição coletiva sobre a grave conjuntura política atual".

Esta é a segunda vez que há um racha no partido sobre a continuidade do apoio ao governo.

A avaliação dos participantes do Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico (Enase), principal evento do calendário do mercado de energia elétrica do país, foi que o ministro e sua equipe estão buscando solucionar problemas importantes do setor, como o risco hidrológico das geradoras, a sobrecontratação das distribuidoras e a inadimplência nas liquidações do mercado de curto prazo.

Pior do que o ministro entregar o cargo pode ser a saída do secretário-executivo da pasta, Paulo Pedrosa, e do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso. Para os executivos, os dois nomes são considerados peças importantes na elaboração de medidas para solucionar problemas do setor e principalmente no diálogo com o mercado.

Pedrosa, que estava previsto para participar do segundo, e último, dia do Enase, ontem, no Rio, e inclusive havia marcado encontros informais com executivos no seminário, não compareceu ao evento. O Valor apurou que o secretário-executivo do MME retornou ontem cedo à Brasília para se reunir no ministério.

Fonte: Valor Econômico