Após 7 anos, estudo sobre energia é retomado e será levado a seminário

Em: 23/05/2017 às 13:47h por

img

O vice-presidente do Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso (Sindenergia/MT), Carlos Avalone, em entrevista ao RD News, argumenta que a discussão sobre a produção energética no país precisa avançar e não pode ser travada pela falta de conhecimento de determinados setores. “Não existe nada que a gente faça que não cause impacto ambiental. Ao acordarmos e usarmos o banheiro estamos causando um impacto à natureza”, pontua.

Esse e outros assuntos serão temas do VIII Seminário de Energia, que será realizado entre segunda (22) e quarta (24) de maio em Cuiabá. O tema desse ano será “Ideias sustentáveis e Eficiência energética” e dentre os palestrantes estará o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho.

O vice-presidente do Sindenergia afirma que será apresentado na ocasião o Balanço Energético de Mato Grosso, um estudo - que não era realizado desde 2010 - que apresenta um raio-x sobre o setor no Estado.

Entre os dados que serão divulgados está a distribuição da matriz energética que, como explica Avalone, é formada predominantemente pelas hidrelétricas (75%), cuja matéria prima é a água. No Estado há também usinas termelétricas (20%), que geram energia a partir do gás e da biomassa (5%), a partir, por exemplo, do bagaço da cana de açúcar.

Mato Grosso é auto-suficiente em energia elétrica desde os anos 90 e exporta o excedente para outros estados. De acordo com o Sindenergia, atualmente 145 usinas centrais de energia estão em operação. Grande parte delas são as chamadas PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Além disso, somente uma área de 2% no Estado não tem nenhum tipo de fornecimento.

Fonte: RDnews