Setor elétrico está blindado contra a crise política

Em: 25/05/2017 às 13:58h por

Agora com a confirmação de continuidade à frente do Ministério de Minas e Energia pelo ministro Fernando Coelho Filho, o setor elétrico parece estar blindado contra a atual crise política. Isso porque, com a continuidade do ministro, permanecem na equipe técnica, tão aclamada pelo mercado, o secretário-executivo do MME, Paulo Pedrosa; Luiz Augusto Barroso, presidente da EPE; e Eduardo Azevedo, secretário de Planejamento do MME, dentre outros nomes de destaque. Ainda que o Brasil passe no futuro próximo por um novo governo, temporário, ou não, mudar esses quadros será muito difícil tendo em vista a ampla manifestação de apoio a esta equipe montada e liderada pelo ministro Coelho Filho.

Nos demais níveis de governança, o setor também encontra estabilidade, já que Luiz Eduardo Barata (ONS), Rui Altieri (CCEE) e Romeu Rufino (Aneel) são nomes com apoio do mercado e que também tem estabilidade, por norma, até o final de seus mandatos.

Já na espera empresarial, tudo indica que a equipe, que também foi comemorada e conta com o apoio do setor, está motivada e comprometida em seguir com as mudanças e transformações que o setor deverá passar nos próximos meses. Elena Landau, presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, disse que o compromisso é com a Eletrobras e sua recuperação, por conta da interferência política que sofreu nos anos recentes. “O conselho de administração e o presidente Wilson [Ferreira Jr] foram indicados por sua qualificação técnica. Por isso, ainda que estejamos num momento de instabilidade política, nosso compromisso com a empresa se mantém inalterado”, afirmou a executiva à Agência CanalEnergia.

Wilson Ferreira Junior, presidente da estatal, reafirmou o compromisso em continuar o trabalho de saneamento da empresa. Ele lembrou que seu mandato vai até abril de 2019. “A revalorização do valor das empresas reflete o quão acertadas foram as ações desse governo”, afirmou em entrevista esta semana após participar de evento em São Paulo.

Fonte: Canal Energia