Abradee inicia campanha para reduzir acidentes

Em: 25/07/2017 às 13:41h por

O número total de acidentes envolvendo a rede elétrica de energia vem caindo nos últimos anos. Desde que começou a fazer o monitoramento, em 2001, os números têm revelado queda gradual a cada período: 37% nos últimos 16 anos, sendo que, só em 2016, a redução foi de 9%.

Embora a tendência seja de queda, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia (Abraceel) entende que é necessário reforçar os níveis de informação e conscientização da população. Assim, está iniciando a XI Semana Nacional da Segurança/Campanha de Uso Consciente da Rede Elétrica, que será realizada através das concessionárias de distribuição de todo o País e pretende alcançar mais de 200 milhões de pessoas.

Segundo o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, a apuração dos números e tipos de acidentes dos usuários com a rede elétrica é uma ação de extrema importância, pois, além de fazer o controle dos casos, também ajuda no direcionamento das estratégias das campanhas de conscientização e prevenção de novas ocorrências.

No ano passado, foram registrados pelas distribuidoras 773 acidentes em todo o País envolvendo a rede elétrica (sete a menos do que em 2015). Do total, 240 casos resultaram em mortes (contra 263 em 2015). As distribuidoras apontaram 14 tipos diferentes de ocorrências provocadas pelo contato das pessoas com a fiação elétrica, sendo que as principais são construção/manutenção predial, ligações clandestinas (conhecidas como gatos), brincadeiras com pipas, instalação de antenas de televisão e poda de árvores.

No período entre 2009 e 2016, segundo o presidente da Abradee, 271 pessoas morreram no Brasil ao tentar fazer ligações clandestinas. No mesmo período, foram registradas 134 mortes por conta de contatos com a fiação enquanto se instalava antenas de televisão; 113 pessoas também morreram enquanto realizavam poda de árvores e 57 quando empinavam pipas.

Fonte: Paranoá Energia