Belo Monte, Santo Antonio e Jirau se protegem do GSF

Em: 25/07/2017 às 13:42h por

As megausinas de Belo Monte, Santo Antonio e Jirau conseguiram reduzir à exposição ao risco hidrológico (medido pelo fator GSF, na sigla em inglês) por meio da rodada mais recente do Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits (MCSD) de Energia Nova, que suspendeu contratos de entrega de energia entre julho e dezembro deste ano.

O MCSD de Energia Nova, operacionalizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), funciona como uma espécie de leilão, no qual as geradoras informam quanta energia estão dispostas a descontratar por um determinado período e as distribuidoras fazem o mesmo - ajudando também a reduzir o problema da sobrecontratação neste segmento. O mecanismo unifica e simplifica essas negociações.

A rodada do mecanismo que suspendeu contratos de julho a dezembro totalizou 3.151 megawatts (MW) médios em sobras. Apenas Belo Monte, que fica no rio Xingu (PA), postergou 1.080 MW médios em contratos, quase um quarto de sua garantia física total, que será de 4.571 MW médios.

Uma parcela dessa energia ficará descontratada, a fim de reduzir a exposição da hidrelétrica ao GSF. Além disso, a Norte Energia, concessionária de Belo Monte, realizou dois leilões de venda de energia no mercado livre. "Realizamos previamente à submissão de nossa oferta à CCEE os dois leilões para que não houvesse risco de perda de receita, condição imposta pelos acionistas e intervenientes", disse a Norte Energia por e-mail ao Valor.

Fonte: Valor Econômico