Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Conta de luz deve subir

Conta de luz deve subir

Em: 22/09/2017 às 14:00h por


A tarifa de energia deve ficar bem mais salgada no mês que vem. Com reservatórios de água em níveis críticos, especialistas apostam que a bandeira tarifária saltará de amarelo, em vigor em setembro, para o segundo patamar vermelho, com cobrança extra de R$ 3,50 para cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos.

Segundo Cecília Lupatini, analista de mercado da Safira Energia, desde fevereiro de 2016, quando a bandeira vermelha foi dividida em dois patamares, o segundo nível nunca ocorreu. “A expectativa de chuvas acima da média no Sudeste e no Sul, em setembro, não se confirmaram. Isso obrigará o despacho de térmicas com preço acima de R$ 610 megawatts/hora (MWh), o que aciona o patamar dois”, projetou. “No Nordeste, os reservatórios estão com 10% da capacidade, o menor nível da história”, alertou.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que determina a bandeira, só deve anunciar a decisão em 29 de setembro. Porém, em reunião esta semana, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico admitiu que a situação crítica dos reservatórios deve impactar na formação dos preços. A Aneel descartou racionamento. 

Fonte: Correio Braziliense