Parceria AES Tietê e Cobra Brasil investe em complexo solar

Em: 14/11/2017 às 13:39h por

A AES Tietê Energia fechou um acordo com a Cobra Brasil para investir até R$ 650 milhões de reais na construção do Complexo Bauru Solar, no pequeno município de Guaimbê, localizado há 125 quilômetros de Bauru (SP).

Com a potência instalada de 180 MWp, da nova planta, a empresa elevará em 6% a sua capacidade instalada no Estado de São Paulo. A usina tem energia contratada por vinte anos, ao preço médio de R$ 218,85/MWh. O início de sua operação comercial está previsto para maio de 2018.
Debêntures

De acordo com nota da empresa, o acordo contribuirá para a estratégia de crescimento da AES Tietê de, até 2020, compor 50 % de seu Ebitda com fontes não hidráulicas com contratos regulados de compra e venda de energia elétrica de longo prazo. A mesma nota explica que a negociação será concluída em dois momentos. O primeiro consiste na realização de investimento de até R$ 470 milhões, por meio de debêntures a serem emitidas por cinco sociedades de propósito específico (SPEs), todas subsidiárias da Cobra do Brasil, entre setembro de 2017 e março de 2018, que será utilizado para financiar a construção da usina solar fotovoltaica.

Fase dois

Para a segunda fase, o projeto prevê um novo aporte de R$ 180 milhões, após a obtenção de aprovações regulamentares e cumprimento das condições precedentes acordadas entre as partes. As autorizações para implementação da usina solar foram outorgadas no 6º Leilão de Energia de Reserva, realizado em outubro de 2014.

Na região de Bauru a AES já fez algumas prospecções no município de Bariri para identificar áreas possíveis, com o objetivo de atender potenciais clientes como médias e grandes indústrias, por exemplo. As cidades de Cerquilho e Rio Claro também estão nos planos da empresa.

Fonte: DCI