Governo de SP quer desenvolver projeto piloto de compensação de energia entre concessionárias

Governo de SP quer desenvolver projeto piloto de compensação de energi

Em: 21/11/2017 às 13:42h por

O subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia e Mineração, Antonio Celso de Abreu Junior, juntamente com os diretores das empresas de distribuição de energia que atendem o Estado de São Paulo se reuniram na última semana para desenvolver o projeto “roaming de energia”.
O projeto consiste em permitir que as distribuidoras de diferentes áreas de concessão dentro ou fora do mesmo estado possam compensar a energia gerada. Atualmente, a compensação só é possível dentro da mesma área de atuação da empresa.

O Governo de São Paulo juntamente com as concessionárias e instituições do setor formaram um grupo de trabalho que irá propor à Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica o aperfeiçoamento da regulamentação da geração distribuída em área de concessão de diferentes distribuidoras, que está prevista para 2019.
“Não podemos deixar essa discussão para 2019, tendo em vista o forte crescimento da geração solar fotovoltaica no Estado de São Paulo, bem como as demais fontes renováveis. Como agente de políticas públicas devemos atuar hoje para enfrentar os desafios do futuro”, disse Abreu Junior.
Assim que o escopo do projeto estiver desenvolvido, o grupo de trabalho apresentará à Aneel a proposta para que os primeiros testes sejam realizados. “Como estudo de caso podemos, por exemplo, integrar as usinas do Parque Villa Lobos na capital com a de Tanquinho em Campinas e de Porto Primavera no Pontal do Paranapanema, que já estão em funcionamento” disse.

Para os diretores das distribuidoras que atendem o Estado o momento é oportuno para a discussão e formatação de um modelo que apresente caminhos e soluções para o futuro da energia no país.
Algumas questões ficaram para serem debatidas no próximo encontro como a gestão da geração distribuída, sistema de compensação, fator tributário, subsídio tarifário, contabilização, tarifa binômia e locacional.

Fonte: Ambiente Energia