Riscos para a inflação são reduzidos com oferta de energia mais estável

Riscos para a inflação são reduzidos com oferta de energia mais estáve

Em: 14/02/2018 às 10:40h por

A inflação começou o ano abaixo das expectativas do mercado e o principal receio dos analistas, que era o aumento acelerado dos preços da energia elétrica, foi mitigado, por enquanto, diante do nível mais positivo dos reservatórios do País.

Somente em janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,29%, abaixo do piso do intervalo das projeções que indicavam alta entre 0,33% e 0,50%. Em janeiro do ano passado, essa taxa foi 0,38%. Em 12 meses, a inflação acumula variação positiva de 2,86%, contra 2,95% no período imediatamente anterior. Essa é a menor taxa desde 1994, divulgou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A tendência é que a inflação dos alimentos também avance em um ritmo menor do que o que vinha sendo esperado, já que o clima favorável tem puxado para cima as projeções da safra agrícola 2017/2018, destaca o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) André Braz.

Fonte: DCI