Engie prevê crescimento no negócio de transmissão

Em: 23/02/2018 às 09:03h por

Maior geradora privada de energia elétrica do país, a Engie Brasil Energia (antiga Tractebel Energia) pretende ampliar sua atuação no mercado de transmissão em 2018, por meio de dois leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) previstos para este ano. A companhia estreou no segmento em licitação realizada no fim do ano passado, quando arrematou o maior lote do certame, 1,146 mil km de extensão, no Paraná, e investimentos estimados em R$ 2 bilhões, com deságio de 34,8% em relação à receita anual permitida (RAP) proposta no edital.

"Há leilões de energia nova e os leilões de transmissão, que deverão ser dois este ano, um no primeiro semestre e outro mais para o fim do ano. Vamos concentrar o foco nesses 'greenfields'. Isso não quer dizer que não vamos olhar um bom ativo que apareça e possa ter algum tipo de sinergia conosco. Mas diria que a consolidação da posição em transmissão é estratégica para nós", afirmou o presidente da companhia, Eduardo Sattamini, ao Valor. "Vamos elevar nosso portfólio para que transmissão também seja uma linha de negócios relevante para nós".

Com relação ao processo de venda dos ativos de geração de energia a carvão, a Engie aguarda para o fim de fevereiro e início de março uma proposta firme da ContourGlobal, que possui contrato de exclusividade para analisar o negócio. A ContourGlobal está fazendo a "due dilligence" (auditoria operacional e financeira) dos ativos.

Fonte: Valor Econômico