Ações mostram ceticismo maior no mercado com operação

Em: 13/04/2018 às 09:28h por

As recentes mudanças no Ministério das Minas e Energia (MME) foram um elemento adicional a reforçar o ceticismo do mercado sobre o espaço para a privatização da Eletrobras ainda este ano. Ainda que os preços das ações ainda não tenham devolvido todo o ganho observado desde o anúncio pelo governo de que a companhia passaria por um processo de desestatização, em 21 de agosto de 2017, gestores de fundo de investimento e analistas atribuem hoje baixa probabilidade de o projeto avançar nos próximos meses.

A troca de comando do MME e uma debandada de técnicos de cargos de segundo escalão do setor, iniciada no fim da semana passada, provocou uma desvalorização de 9,17% na ação ordinária da estatal em uma única sessão. Desde então, a queda acumulada já alcança 13,73%. Essa desvalorização ainda não apaga os ganhos do papel desde o anúncio da privatização, que hoje soma 35,77%. Mas em relação à máxima alcançada em 23 de fevereiro, de R$ 29,23, quando o mercado ampliou as fichas no avanço do projeto, o papel tem uma queda de 34%.

"Com o Temer fraco, fica muito difícil", afirma o gestor de um fundo paulista, que tem acompanhado de perto a evolução das negociações sobre o tema. "Se o Temer colocar foco na privatização, eu acho que sairia. A questão é que parece que ele está mais preocupado com a próxima denúncia contra ele do que com a Eletrobras."

Fonte: Valor Econômico