PLD sobe para R$ 122,73 no SE/CO, Sul e NE

Em: 16/04/2018 às 09:27h por

PLD sobe para R$ 122,73 no SE/CO, Sul e NE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informou que o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD para o período entre 14 e 20 de abril passou de R$ 78,04/MWh para R$ 49,29/MWh no Norte, com uma queda de 37%. Nos demais submercados, o PLD subiu, sendo fixado em R$ 122,73/MWh no Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste. Os limites de envio de energia do Norte são atingidos, ocasionando o descolamento de seus preços em relação aos demais submercados.

O aumento no preço em três submercados é relacionado com a queda nas afluências previstas no Sul, onde se espera uma redução de 1.400 MWmédios em termos de energia. Nos demais submercados, a expectativa é de elevação das ENAs para abril com índices em 94% no Sudeste, 51% no Nordeste e 105% no Norte.

A carga esperada para a próxima semana é 400 MWmédios inferior à carga da última semana, com redução de 300 MWmédios no Sudeste e 100 MWmédios no Norte. No Sul e no Nordeste, a carga permanece inalterada.

Há redução de cerca de 410 MWmédios nos níveis dos reservatórios do Sistema frente à expectativa da semana passada, com elevação esperada no Nordeste (+270 MWmédios) e no Norte (+60 MWmédios). As reduções nos níveis dos reservatórios são de 410 MWmédios no Sudeste e de 320 MWmédios no Sul.

Fonte: Paranoá Energia