Aneel apresenta projeto para capacitação dos Conselhos de Consumidores

Em: 16/04/2018 às 09:28h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica realizou na última quinta-feira, 12 de abril, um seminário de apresentação das diretrizes para projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores. A iniciativa busca ampliar a representatividade dessas agremiações, capacitando-as para uma atuação mais ágil e proativa, e também para melhorar o relacionamento com o público consumidor, agentes de distribuição e a própria Aneel.

O evento contou com a presença de 60 conselheiros de todo o país. A abertura foi conduzida pelo diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino e pelos superintendentes da Agência, André Ruelli e Ailson Barbosa, além do diretor de estudos de energia elétrica da Empresa de Pesquisa Energética, Amílcar Guerreiro e do diretor do Gesel da UFRJ, Nivalde de Castro.

Na ocasião, Rufino enfatizou a participação estratégica dos conselhos na regulação do setor. “É fundamental, para o melhor resultado dos nossos processos, que os conselhos estejam capacitados para contribuir com os diferentes temas tratados pela Agência, que têm relação direta com os consumidores de energia”.

Para o professor Nivalde de Castro, as distribuidoras terão interesse em implementar as ações desenvolvidas pelo projeto. “O setor elétrico está entre os melhores de infraestrutura no país e, por suas características de monopólio natural e estratégico, deve acompanhar a evolução tecnológica”, afirmou.

Fonte: Canal Energia