Fonte eólica instalou 2,03 GW em 2017

Em: 17/04/2018 às 09:30h por

A fonte eólica terminou o ano de 2017 instalando 2,03 GW e com uma capacidade total acumulada de 12,77 GW. Os números estão no Boletim Anual de Geração Eólica 2017, publicado pela Associação Brasileira de Energia Elétrica. O informativo mostra que essa capacidade total é formada por 12,41 GW de parques em operação comercial, 0,26 GW de operação em teste e 0,098 GW de parques aptos a operar.

Os investimentos na fonte chegaram a US$ 3,57 bilhões no ano passado, menos que os US$ 4,35 bilhões de 2016. O valor de 20174 foi responsável por 58% dos investimentos realizados em renováveis. De 2010 a 2017, foram investidos US$ 32 bilhões, segundo a Bloomberg New Energy Finance.

O fator de capacidade médio dos parques eólicos brasileiros em 2017 foi de 42,9%. A geração ficou em 42,25 TWh de energia eólica ao longo de 2017, sendo que 62,52% da geração foi realizada no período de safra dos ventos, de julho a dezembro. Na comparação com 2016, a produção dos ventos foi superior em 27,45%. A geração média do ano passado chegou a 4.815,3 MW médios e o recorde foi em setembro, quando a geração atingiu a marca de 7.156,5 MW médios.

Fonte: Canal Energia