Goiás chegou à produção de 8.500 kW com usinas solares, em fevereiro

Em: 20/04/2018 às 08:38h por

O governador Marconi Perillo lançou, recentemente, o Programa Goiás Solar com o objetivo de transformar o Estado em uma referência nacional no consumo e na geração de energia solar. O programa é executado por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA).

O Programa Goiás Solar pretende garantir melhorias na qualidade de vida da população, segundo o governador que está empolgado para mostrar que é importante valorizar as políticas voltadas à redução dos efeitos prejudiciais ao meio ambiente. O governador ainda afirma que em Goiás o trabalho para buscar fontes alternativas e sustentáveis é constante. O novo programa mostra os benefícios que cada município terá ao optar pela matriz energética limpa e descentralizada.

Os municípios interessados podem, com seus próprios recursos, construir usinas e firmar parcerias com empresas que participam do programa Goiás Solar. Usinas solares construídas dessa forma poderão vender a energia gerada às prefeituras por um preço abaixo do que é pago hoje. Outra grande vantagem do projeto, segundo o governador, é a isenção da cobrança de bandeira que aumenta o custo da energia conforme a disponibilidade hídrica nacional. Atualmente, a bandeira está "vermelha 2", o que significa custos adicionais na conta de luz.

Estudos apontam que, em fevereiro do ano passado, havia no Estado cerca de 170 usinas solares que produziram 1.300 kW. Já no mês de dezembro, a produção chegou a cerca de 7.000 kW. Em fevereiro deste ano a produção ultrapassou 8.500 kW e as usinas se multiplicaram, chegando a 605 usinas em atividade. Com esses dados, Goiás passou do 16º para o 8º lugar entre os estados na geração de energia solar no Brasil, além de possuir registrado dois recordes.

Fonte: Terra