Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Tributação reduz competitividade da produção de painéis fotovoltaicos

Tributação reduz competitividade da produção de painéis fotovoltaicos

Em: 18/05/2018 às 08:39h por

A carga tributária sobre insumos preocupa fabricantes da cadeia de painéis fotovoltaicos. A falta de competitividade eleva o risco da crescente demanda por energia solar ser absorvida por equipamentos produzidos fora do País.

“O setor tem enfrentado uma situação desfavorável devido a esses tributos elevados, que chegam a até 50% sobre a matéria-prima. Isso traz prejuízo para a competitividade em relação a equipamentos importados”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia.

Os componentes utilizados na fabricação de um painel solar são células fotovoltaicas, feitas a partir do silício, vidro especial, filme encapsulante (acetato-vinilo de etileno), caixa de junção – que leva parte elétrica – e a moldura de alumínio.

“Existe uma distorção completa entre os tributos sobre a produção nacional e a importação do painel montado. Hoje, no Brasil, não é possível competir com os equipamentos da China, porque a tributação ocorre em vários pontos da cadeia”, relata o presidente da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Milton Rego.

Ele aponta que o setor fotovoltaico representa uma grande demanda para essa indústria. “Existe uma previsão de 60 mil toneladas de alumínio para os próximos dois anos em consequência dos leilões de energia. Se não houver uma discussão sobre os impostos, é difícil acreditar que esse total será entregue pelo Brasil.”

Fonte: DCI