Eletrosul vai construir usina termossolar

Em: 21/05/2018 às 08:42h por

A Eletrosul anunciou um projeto para construção de uma usina que promete ser uma das primeiras do país a utilizar exclusivamente a energia térmica solar para geração de eletricidade. A ordem para a implantação foi assinada nesta sexta-feira, 18 maio.

Com objetivo de testar a eficiência da tecnologia CSP (Concentrated Solar Power), a Usina Termossolar de Laguna (SC) terá um custo total de R$16,5 milhões e capacidade de geração de 0,25 MW, sendo viabilizada pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica.

As empresas Eudora Energia e Facto Energy serão responsáveis pela execução do projeto, que tem início previsto para 2019 e a duração total de três anos, incluindo os estudos acadêmicos e científicos. A unidade será instalada numa área de 2,8 hectares cedida pela Prefeitura Municipal de Laguna, na localidade de Caputera, às margens da BR-101.

A partir do início da operação, a energia gerada vai para rede de distribuição local, podendo ser convertida em créditos para o consumo de espaços públicos sob gestão da administração municipal. Inicialmente, a Eletrosul será responsável pela operação e manutenção do empreendimento, com a opção de transferir para uma instituição de ensino e pesquisa no futuro.

Fonte: Canal Energia