Modelo de venda da Eletrobras afeta tarifa, diz Aneel

Em: 20/06/2018 às 08:45h por

O comando da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda manifesta ressalvas ao modelo de privatização da Eletrobras, discutido atualmente pelo Congresso Nacional. Ontem, o diretor-geral do órgão, Romeu Rufino, afirmou que a proposta de venda do controle traria um impacto tarifário significativo e prolongado.

O alerta do diretor da Aneel veio na aprovação do aumento médio de 15,99% nas contas de luz de 4,5 milhões de clientes da Copel, no Paraná. Rufino lembrou que distribuidoras como a Copel tiveram o custo da energia impactado pelo leilão, em 2015, de 29 hidrelétricas antigas. Isso ocorreu porque o governo optou por cobrar a bonificação de outorga de R$ 17 bilhões, em vez de reduzir o custo da energia fornecida por usinas com investimentos já amortizados. "Essa bonificação não é para o consumidor, mas sim para o Tesouro", destacou.

No caso da Eletrobras, o diretor-geral explicou que uma decisão semelhante pode ser tomada com as usinas antigas do grupo estatal, se for aprovada a "descotização". Este mecanismo serviria para capitalizar a companhia na privatização ao retirar essas hidrelétricas do regime de cotas, onde a remuneração é baseada somente no custo de operação e manutenção.

"Na nossa visão, a renda hidráulica deveria ser alocada ao consumidor exatamente para evitar esse efeito que vai ser carregado pelo resto do contrato. É um impacto significativo e por um longo período", disse o diretor da Aneel. "Tem que ficar atento na hora que está se plantando, depois não tem jeito porque tem que colher".

Fonte: Valor Econômico