Eólica e solar devem representar 50% da geração mundial até 2050, diz Bloomberg

Eólica e solar devem representar 50% da geração mundial até 2050, diz

Em: 20/06/2018 às 08:46h por

Análise da Bloomberg New Energy Finance mostra que a energia eólica e a energia solar deverão aumentar para quase 50% da geração mundial até 2050. A queda nos custos e o advento das baterias justificam a previsão. Na análise anual de longo prazo do futuro do sistema elétrico global, as perspectivas para 2018 são as primeiras a destacar o impacto que a queda nos custos das baterias terá no mix de energia nas próximas décadas. O investimento previsto no mundo entre 2018 e 2050 na capacidade de geração vai chegar a US$ 11,5 trilhões em todo o mundo, com US$ 8,4 trilhões em energia eólica e solar, e outros US $1,5 trilhão em outras tecnologias de carbono zero, como hidrelétrica e nuclear.

A fonte solar vai crescer 17 vezes no mundo e a eólica vai aumentar em seis vezes. A estimativa é que o custo nivelado da eletricidade de novas usinas fotovoltaicas caia mais 71% até 2050, enquanto eólica terrestre cairá mais 58%. Elena Giannakopoulou, chefe de economia de energia da BNEF, vê uma pressão em cima do carvão, que será pressionado devido à baixa dos preços das renováveis.

Para a BNEF, os preços das baterias de íon-lítio, que desde 2010 já caíram cerca de 80% por megawatt-hora desde 2010, vão continuar a cair à medida que a produção dos carros elétricos cresça na próxima década. De acordo com Seb Henbest, chefe da Europa, Oriente Médio e África da BNEF e principal autor do New Energy Outlook, a estimativa é que US$ 548 bilhões sejam investidos em baterias até 2050, dois terços disso conectado à rede e um terço instalado behind-the-meter em residências e empresas.

Fonte: Canal Energia