Convenção Coletiva Trabalhista é homologada

Em: 09/04/2012 às 15:56h por Assessoria/Sindenergia

Foi homologada pelo Ministério Público do Trabalho a Convenção Coletiva Trabalhista do setor elétrico mato-grossense. O documento é fruto de um acordo entre o Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) e o Sindicato dos Urbanitários de Mato Grosso (Stiu-MT) e valerá por dois anos. A assinatura da CCT é de extrema importância, pois nela constarão as regras para as relações de trabalho do setor, servindo como base para que os acordos coletivos sejam firmados.

Para o vice-presidente do Sindenergia, José Antônio de Mesquita, que integrou a Comissão de Negociação, a assinatura da Convenção Coletiva é uma vitória, pois a última já tinha perdido a validade. Ele explica que a CCT terá validade até 2013 pois foi assinada ainda em 2011 e servirá como instrumento para as relações de trabalho das empresas do setor energético.

"Com a convenção, temos um documento universal, que apresenta indicadores de qual é o valor mínimo que o colaborador deve ganhar. Se um empregador decidir pagar mais ou fizer um acordo separado, é uma escolha dele. Mas ninguém poderá pagar menos do que consta na Convenção, por isso é um documento tão importante para as duas partes", avalia.

Mas Mesquita deixa bem claro que o maior avanço em toda esta negociação foi mostrar que é essencial que os associados busquem o apoio o Sindenergia quando chegar o período dos acordos coletivos. "Quando as empresas se unem através do Sindenergia, todas ganham mais força".

E ainda destaca: "Ao nos buscar para representá-los o associado ganha força, pois a conversa passa a ser de sindicato para sindicato. Nós oferecemos todo um aparato jurídico para trazer consistência nas negociações".

As negociações para a assinatura da Convenção começaram durante as discussões para a efetivação do acordo coletivo entre as empresas Endincon, Enecol, Líder e STS – prestadoras de serviço para a Rede Cemat – e o Stiu-MT. No decorrer das reuniões, os dois sindicatos chegaram a um consenso sobre a necessidade da CCT. O acordo coletivo entre as quatro empresas e o Stiu-MT foi selado no início deste ano, mesmo período em que a convenção foi encaminhada para o Ministério Público do Trabalho para análise.

O texto da Convenção Coletiva de Trabalho do setor energético estará disponível para consultas no site do Sindenergia, por meio do endereço http://www.sindenergia.com.br/convencoes_coletivas.php. Associados que tiverem dúvidas sobre o documento podem entrar em contato com o núcleo técnico do Sindicato.