Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

EDP e BMW inauguram eletrovia entre Rio e São Paulo

EDP e BMW inauguram eletrovia entre Rio e São Paulo

Em: 20/07/2018 às 08:41h por


A EDP e a fabricante de automóveis BMW inauguraram oficialmente o corredor com postos para carregamento de carros elétricos que ligará as duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa contou com investimento de R$ 1 milhão para a instalação de seis equipamentos em seis postos de combustível tradicional da marca Ipiranga ao longo da rodovia BR-116, este trecho é conhecido popularmente como Presidente Dutra. Os 430 quilômetros que separam as cidades pode ser percorridos totalmente por um carro elétrico, sem necessidade de utilizar combustível fóssil mesmo com um automóvel totalmente elétrico de autonomia de cerca de 150 quilômetros, como o modelo i3 da montadora alemã. Os postos estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, 23 de julho.

A distância máxima entre os eletropostos desse projeto piloto é de 122 km de distância. São três pontos de carregamento rápido em cada sentido, sendo que a capacidade de cada um é de dois carros ao mesmo tempo. E os plugues não são exclusivos para a marca germânica, podendo ser utilizado também por outros modelos, carros híbridos e motocicletas. O tempo estimado para abastecimento da bateria de 22 kWh é de 25 minutos para 80% da carga. Na avaliação de Helder Boa Vida, CEO do BMW Group Brasil, “é o tempo de fazer uma parada, tomar um café, conversar um pouco e o carro já está pronto para seguir viagem”.

Nos seis primeiros meses, comentou Miguel Setas, presidente da EDP Brasil, o carregamento será gratuito. Depois desse período, acrescentou, deverá ser cobrado um valor, mas ainda não está decidido qual deverá ser o preço. Provavelmente, disse ele, algo próximo da tarifa da energia da distribuidora no local do posto. A EDP é a controladora da concessionária que atende à região no Vale do Paraíba, por onde passa a rodovia.


Fonte: Canal Energia