Leilão de geração de energia às avessas pretende economizar 4MW para residências e indústrias

Leilão de geração de energia às avessas pretende economizar 4MW para r

Em: 15/08/2018 às 09:49h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou recentemente, em Brasília (DF), a sessão presencial da Consulta Pública nº 7/2018 para ouvir as contribuições da sociedade sobre a proposta de leilões de Eciência Energética no Brasil, uma iniciativa inédita que prevê um projeto piloto em Roraima.

O modelo de leilão em discussão permitirá que diferentes atores (ESCOs, fornecedores de equipamentos, varejistas, instaladores de geração solar, entre outros) compitam entre si pelo menor preço, baseados em diferentes carteiras de projetos com ações para diferentes classes de consumidores.

“O estudo estima, no cenário moderado, um potencial de ecientização de 4 megawatts médios anuais a partir de ações nos segmentos residencial, comercial, poder público e instalação de geração solar distribuída. A partir do estudo de escala mínima viável, propõe-se que cada competidor tenha que ofertar ao menos 0,5 MW médio e no máximo 1 MW médio”, explica Alexandre Moana, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).

Fonte: Ambiente Energia