Aneel valida parcialmente resultado do leilão A-4 para usinas fotovoltaicas

Aneel valida parcialmente resultado do leilão A-4 para usinas fotovolt

Em: 14/09/2018 às 09:29h por Ambiente Energia

A Comissão Especial de Licitação (CEL) responsável pelo certame, justicoua recomendação da homologação informando que a proponente vendedora São Pedro e Paulo I SPE S.A atendeu às diligências da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da CEL, possui documentação de habilitação conforme com os requisitos estipulados pelo edital e está adimplente com as obrigações intrassetoriais.
Ainda faltam dois empreendimentos de uma proponente vendedora que foi inabilitada pela CEL, mas que tem recurso sendo avaliado por esta Comissão.

O início de suprimento do leilão será em 1º de janeiro de 2022. O certame foi realizado no dia 4 de abril deste ano e contratou novos empreendimentos de geração de energia elétrica a partir das fontes hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a biomassa.

A energia do leilão foi comercializada por agentes detentores de 39 empreendimentos, sendo eles: 29 Energia Solar Fotovoltaica, 4 Eólicas, 2 Pequena Central Hidrelétrica (PCH), 2 Central Geradora Hidrelétrica (CGH) e 2 Usina Termelétrica a biomassa (bagaço de cana) (UTE).

Os estados com os empreendimentos contratados foram Ceará (14 usinas), Minas Gerais (8 usinas), Piauí (6 usinas), Bahia (4 usinas), Pernambuco (3 usinas), Rio Grande do Sul (2 usinas), Espírito Santo e Mato Grosso do Sul com uma usina em cada estado.
Como compradoras da energia negociada participam, 17 concessionárias de distribuição com destaque para a Coelba (16,35% do total negociado), Celg (10,69% do total) e Elektro (10,45% do total negociado)

Fonte: Ambiente Energia