Brasilianas: energia solar como vetor de desenvolvimento do semiárido mineiro

Brasilianas: energia solar como vetor de desenvolvimento do semiárido

Em: 21/09/2018 às 07:36h por

O sol que castiga pode ser também a energia para impulsionar o desenvolvimento dos municípios do semiárido mineiro. É o que acredita César Emílio Lopes Oliveira, secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), que apresentou as possibilidades de utilização da energia fotovoltaica nesta região, que se estende pela parte setentrional de Minas, durante o painel “Desenvolvimento sustentável: energias renováveis e PCHs”, realizado no âmbito do fórum “O modelo do setor elétrico brasileiro e o papel da Cemig”, pela Plataforma Brasilianas, nesta quarta-feira (19), em Belo Horizonte.

O semiárido é uma das regiões com maior potencial para a geração de energia solar fotovoltaica em Minas, isso porque, explica o secretário utilizando os dados do Atlas Solarimétrico do estado, é uma região com muita insolação (maior quantidade de horas de sol por dia) e irradiação (maior concentração de radiação solar).

“Durante muito tempo, o sol era considerado um castigo no semiárido por conta dos longos períodos de seca. Agora, temos a possibilidade de utilizar este ‘castigo’ para promover o desenvolvimento socioeconômico local”.

Fonte: Jornal GGN