Reservatórios caminham para nível crítico

Em: 27/09/2018 às 08:28h por

Os reservatórios das hidrelétricas do país podem chegar a dezembro com cerca de 23,1% do seu volume útil, em média, segundo projeções da consultoria Thymos Energia. O nível é baixo para o período. O cenário conta com a continuação do despacho de termelétricas fora da ordem de mérito (aquelas usinas com custo de geração superior ao preço do mercado à vista) até o fim de novembro, quando termina o período seco.

Segundo a consultoria, caso o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decida desligar essas térmicas antes disso, o cenário dos reservatórios pode ser pior. Desde o início de setembro estão sendo despachadas as termelétricas com custo de geração inferior a R$ 766,28 por megawatt-hora (MWh). A remuneração dessas usinas é feita por meio dos Encargos de Serviços do Sistema (ESS), pagos por todos os consumidores. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estima que esses encargos custem R$ 265 milhões ao consumidor neste mês.

Ano passado, o CMSE só decidiu acionar as termelétricas fora da ordem de mérito em novembro, quando o período seco se aproximava do fim e os reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) estavam, em média, com 19% do volume útil.

Fonte: Valor Econômico