A Difusão de Recursos Energéticos Distribuídos

Em: 02/10/2018 às 09:40h por

Os Sistemas de Energia Elétrica, com uma existência de pouco mais de cem anos, conseguiram rapidamente consolidar uma base técnica, firmando, assim, o que se pode denominar por paradigma tecnológico. E, desde então, tiveram relativamente poucas mudanças tecnológicas em sua evolução. Inicialmente, no caso das hidroelétricas, pequenas usinas foram instaladas próximas aos pontos de consumo. Gradativamente, em função do aumento do consumo, evoluiu-se para usinas de maior capacidade produtiva, localizadas, em função do aproveitamento do potencial hidroelétrico dos rios e bacias, cada vez mais distantes dos centros de demanda, com vistas à exploração de economias de escala, exigindo linhas de transmissão mais longas e potentes.

Nesta evolução, esses sistemas de geração, transmissão e distribuição passaram a se interligar, formando grandes e complexos sistemas elétricos, com dimensões nacionais ou mesmo continentais. O Brasil é um bom exemplo deste processo, notadamente pela sua dimensão continental e por ter construído uma matriz elétrica de base hídrica.

Ao longo dos últimos anos, verificou-se o início de um processo de profundas mudanças tecnológicas no Setor Elétrico, tendo como característica mais visível o ciclo expansionista de fontes renováveis e alternativas. Assim, vem sendo alterada, de forma gradativa, a composição da matriz elétrica, com destaque para os países desenvolvidos, tendo em vista a busca de maior segurança energética e da redução dos impactos ambientais das fontes fósseis.

Fonte: Canal Energia