Indefinição do PL das distribuidoras deve aumentar o prejuízo da União

Em: 15/10/2018 às 08:24h por

O novo adiamento da votação do projeto de lei que destrava a venda das distribuidoras da Eletrobras também atrasa resolução sobre a inadimplência no setor elétrico. O impacto financeiro da disputa entre geradoras e União é estimado em R$ 13 bilhões até o final de 2018.

“Na última liquidação financeira feita pela CCEE [Câmara de Comercialização de Energia Elétrica], foram contabilizados R$ 8,82 bilhões não pagos, é um valor expressivo”, destaca a analista de mercado da Safira Energia, Juliana Hornink.

Ela acredita que o texto em questão, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2018, será votado após as eleições. “Mesmo que o PL seja aprovado, é preciso que os agentes aceitem a proposta. Vai ser uma longa discussão.” O imbróglio referente ao chamado risco hidrológico tem origem na crise hídrica. Para evitar um colapso dos reservatórios, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou termelétricas e limitou o despacho das hídricas, que se viram obrigadas a comprar energia no mercado de curto prazo para cumprir seus contratos, ficando expostas a preços mais altos e acumulando prejuízos.

Fonte: DCI