Senado rejeita lei que destrava venda na Eletrobrás

Em: 17/10/2018 às 07:22h por

O plenário do Senado rejeitou ontem o projeto de lei que destrava a venda e resolve pendências das distribuidoras da Eletrobrás. A proposta, que já havia sido aprovada pela Câmara, foi derrotada por 34 votos a 18. O projeto será arquivado e não pode voltar à votação. Sem ele, há uma incógnita sobre o futuro da distribuidora Amazonas Energia. O leilão da empresa, que está marcado para 25 de outubro, foi mantido pelo BNDES.

Antes de o projeto ser analisado pelo Senado, quatro das seis distribuidoras da Eletrobrás já haviam sido vendidas. Em julho foi vendida a Companhia Energética do Piauí (Cepisa) e em agosto foram vendidas as Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e Boa Vista Energia (Roraima). A Companhia Energética de Alagoas (Ceal) está com a venda suspensa por uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

A aprovação do projeto de lei era fundamental para atrair o setor privado para a venda da distribuidora do Amazonas, já que resolvia diversas pendências da empresas. Mas a maior prejudicada foi a Eletrobrás, que, sem a proposta aprovada, não tem segurança de que as dívidas que assumiu dessas empresas vão se tornar crédito, como previa o projeto.

Fonte: O Estado de S. Paulo