Aneel terá nova solução para risco hidrológico de usinas

Em: 19/10/2018 às 09:04h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prepara uma nova solução para o risco hidrológico. O impasse gira em torno das dívidas bilionárias acumuladas pelos donos de usinas hidrelétricas por gerarem energia abaixo do montante contratado. Depois da derrota sofrida pelo governo na terça-feira, quando o Senado rejeitou projeto de lei que ajudava na venda das distribuidoras geridas pela Eletrobras, uma das principais pendências do setor elétrico também ficou sem desfecho. A proposta havia incorporado uma emenda, com a concordância do Ministério de Minas e Energia, para resolver o problema do GSF (sigla em inglês como é conhecido o déficit na geração).

O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, convocou um grupo de empresas formado pelos cinco maiores devedores e credores do mercado para uma reunião na próxima semana. Ele vai apresentar uma nova alternativa para desatar o nó que tem travado a liquidação financeira dos contratos de compra e venda no mercado livre de energia, que representa quase 30% do sistema.

Fonte: Valor Econômico