‘Muita gente quis levantar parque eólico sem ter experiência’

Em: 22/10/2018 às 09:31h por

Para Lucas Araripe, diretor da Casa dos Ventos – empresa responsável por quase um terço dos projetos eólicos do País – o Brasil tem conseguido acompanhar de perto o avanço da tecnologia mundial de energia eólica. Ele conta que, hoje em dia, os equipamentos são mais potentes e bem maiores que no passado, e que o País tem conseguido inserir parte dessas modernidades no seu parque. Ao mesmo tempo, diz ele, o setor eólico passa por um processo de consolidação. “Muita gente quis levantar parque eólico sem ter experiência.”

Como tem sido a evolução tecnológica do setor eólico. Já estamos no mesmo patamar dos europeus e asiáticos? Hoje estamos com acesso a máquinas de última geração. Houve uma evolução grande em termos de equipamentos. As pás estão maiores e as torres também. Máquinas que há três anos geravam 2,3 gigawatt (GW) agora já conseguem produzir entre 4 e 4,8 GW. E já estão começando a falar em 5,3 GW. Isso significa que todos os demais equipamentos também aumentaram de tamanho. As pás, que antes tinham cerca de 50 metros, hoje já estão com 70 metros. Para abrigar essas pás, as torres também tiveram de aumentar de tamanho. Antes ficavam entre 80 e 100 metros. Agora, a partir de 100 a 120 metros.

Fonte: Ambiente Energia