FMASE: Bolsonaro vai acelerar licenciamento ambiental de hidrelétricas

Em: 30/10/2018 às 09:15h por Valor Econômico

RIO  -  O novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro vai dar celeridade ao processo de licenciamento ambiental de grandes empreendimentos de energia elétrica, com destaque para usinas hidrelétricas, disse o presidente do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), Marcelo Moraes. Segundo ele, porém, o novo governo não deverá abrir mão da segurança e das prerrogativas ambientais necessárias aos projetos.

"Sabemos que o viés do novo presidente é um pouco mais liberal do ponto de vista ambiental. Então, vemos isso de uma certa forma, com bons olhos, mas também com uma preocupação. Mas temos mais a ganhar do que a perder", disse Moraes ao Valor.

O presidente do FMASE afirmou ainda que espera haver mais espaço para o debate de licenciamento de grandes projetos hidrelétricos. "Talvez possamos pensar em [construção de] hidrelétricas com reservatórios", completou ele, citando o projeto de São Luiz do Tapajós, de mais de 8 mil megawatts (MW) de capacidade, cujo licenciamento ambiental foi arquivado nos últimos anos, pelo Ibama.