CPFL Energia prevê 80 mil eletropostos em 2030

Em: 07/11/2018 às 10:05h por

A CPFL Energia estima que o Brasil precisará de 80 mil eletropostos públicos até 2030 para acompanhar o ritmo de crescimento do mercado de veículos elétricos no país. A estimativa é uma das principais conclusões do projeto de Pesquisa & Desenvolvimento Emotive, que analisou durante cinco anos o impacto da mobilidade elétrica para o setor elétrico brasileiro.

Neste cenário de 80 mil postos de recarga, a frota de carros elétricos puros e híbridos plug-in no Brasil deve alcançar 2 milhões de unidades em circulação. Neste sentido, o desenvolvimento de um mercado de recarga pública, combinando eletropostos semi-rápidos e rápidos, se mostra como um dos principais desafios para a expansão da mobilidade elétrica no país.

No intuito de endereçar o tema e estimular o mercado, a Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou, em junho deste ano, a regulamentação para a infraestrutura de recarga de VEs. Pelas regras definidas pelo regulador, qualquer empresa, seja do setor elétrico ou não, pode investir na instalação de eletropostos, numa decisão que elimina incertezas regulatórias sobre o tema e incentiva investimentos futuros no mercado.

Fonte: Canal Energia