Hidrelétricas propõem acordo para GSF de 2015

Em: 08/11/2018 às 08:55h por

Enquanto o governo tenta pela terceira vez, apenas neste ano, aprovar um projeto de lei que permita o fim da guerra de liminares sobre o déficit de geração das hidrelétricas (GSF, na sigla em inglês), o setor elétrico segue negociando uma solução infralegal para o problema. Na segunda-feira, os geradores hidrelétricos que concentram a maior parte da inadimplência do mercado de curto prazo de energia relacionada ao risco hidrológico propuseram à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a repactuação de toda a exposição acumulada em 2015, da ordem de R$ 1 bilhão.

Em troca, pedem a extensão das concessões, com base na Lei 13.203, de 2015, que fixou as bases para repactuação do risco hidrológico para hidrelétricas do mercado livre e regulado. Naquela época, só os geradores regulados aderiram ao acordo, enquanto as usinas com contratos no mercado livre mantiveram a briga na Justiça.