Confira orientações para prevenir erros e evitar penalidades por insuficiência de lastro

Confira orientações para prevenir erros e evitar penalidades por insuf

Em: 14/11/2018 às 08:38h por

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE realizou um estudo analisando a operação de agentes que foram penalizados por insuficiência de lastro de energia entre os anos de 2016 e 2018. Gestão financeira e perdas da rede básica são as causas mais comuns das sanções aplicadas. Outros fatores também são apontados, como venda de 100% da garantia física ou da geração, utilização incorreta de relatório e perdas da rede compartilhada.

A avaliação considerou agentes que foram penalizados em pelo menos seis apurações ao longo de 12 meses consecutivos. Das 129 empresas que se enquadraram neste critério, 51,16% são representadas por outros agentes na CCEE. A classe mais penalizada é a de consumidor especial (44%), seguida por produtor independente (36%). Consumidor livre responde por 13% das sanções.

Fonte: CCEE