Petroleiras veem futuro na geração de energia elétrica

Em: 21/11/2018 às 07:30h por

Um posto de gasolina na calle de Alberto Aguilera, em Madri, dá uma pequena mostra de como pode ser o futuro. Os clientes podem recolher remessas da Amazon ou ingredientes de alta culinária, largar seu carro híbrido compartilhado ou beber um "café con leche" enquanto esperam pelo seu veículo elétrico carregar-se.

Embora os carros normais a gasolina sejam bem-vindos, a Repsol, petrolífera espanhola que opera o posto, vem se preparando para a transformação mundial no consumo de energia diante do abandono do uso de combustíveis mais sujos. O panorama vem obrigando as grandes petrolíferas a repensar seus negócios.

"A energia elétrica vai ser um dos grandes motores dos novos modelos de negócios de baixo carbono para todas as grandes empresas de fontes energia", disse o presidente do conselho de administração da Repsol, Antonio Brufau, em entrevista ao "Financial Times". A eletricidade vai "representar a maior parte do crescimento da energia primária", acrescentou.

Fonte: Valor Econômico