MME e MMA debatem mudanças climáticas com associações do setor de energia

Em: 06/05/2024 às 09:48h por MME - Ministério de Minas e Energia

Objetivo dos encontros é nivelar as informações e colher as percepções do processo de diferentes atores do setor energético

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) realizaram conjuntamente, nesta sexta-feira (3/05), mais uma rodada de conversas com associações do setor energético sobre o Plano Clima. A reunião é um desdobramento de encontro realizado no MME em 22/04, e aconteceu no Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o objetivo de nivelar as informações e colher as percepções do setor produtivo e de energia sobre o processo de construção do Plano Clima.

A elaboração do Plano Clima foi determinada pelo Comitê Interministerial de Mudança do Clima em 2023 e visa a estabelecer os esforços dos vários setores emissores de gases de efeito estufa para atingir os compromissos climáticos assumidos internacionalmente pelo Brasil.

Para o secretário Nacional de Transição Energético e Planejamento do MME, Thiago Barral, é importante ouvir as representações de diversos grupos interessados para que o governo possa incorporar as informações e expertise trazidos por eles. “Estamos construindo aqui uma base técnica de modelagem e estudos para servir de base para o processo político de pactuação dos esforços climáticos, que é o objetivo do Plano Clima. Em especial no caso do plano setorial de energia, vinculado ao Plano Clima, estamos buscando sua integração aos esforços em andamento em torno da formulação da Política Nacional de Transição Energética”, destacou Barral.

Nesta rodada de conversa participaram representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) e do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE).

PLANO CLIMA

Para a elaboração do Plano Clima, de responsabilidade do Governo Federal, foram propostos dois grupos de trabalho: o de Adaptação e o de Mitigação. Ambos possuem subgrupos setoriais de energia, a serem coordenados pelo MME.