Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

ONS aceita 43 solicitações de acesso à rede e Data Centers dominam aprovações

Em: 03/02/2026 às 14:20h por Canal Energia

Data Centers totalizam 38 pedidos, que somam 7 GW. Sudeste tem 3,9 GW das solicitações

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que, 39 dos 94 processos que tramitavam no Ministério de Minas e Energia foram formalizados ao ONS para solicitações de acesso à Rede Básica, acompanhadas de Garantia Financeira para Solicitação de Acesso válida. De acordo com o ONS, o conjunto de empreendimentos resultou em 43 solicitações de acesso no SGAcesso, em razão da subdivisão de três protocolos originalmente apresentados ao MME em sete solicitações de acesso. Desse total, a maioria são projetos de datacenters, que concentram cerca de 7.040 MW.


Os Data Centers estão distribuídos em 38 solicitações. O restante de 258,6 MW está associado a cinco solicitações relativas a projetos de hidrogênio verde, empreendimentos industriais ou de mineração. A Região Sudeste, especialmente o estado de São Paulo, concentra o maior número de solicitações de acesso para datacenters, 20 ao todo, totalizando 3.914 MW. A lista dos empreendimentos que formalizaram as solicitações de acesso está disponível neste link. Na Fila de Acesso, é possível ver o andamento dos processos.


Estudo da Agência Internacional de Energia indica que a demanda por Data Centers irá exigir 600 TWh em 2026. Assim, a Empresa de Pesquisa Energética avaliará os projetos quanto à necessidade de elaboração, revisão ou de dispensa de apresentação do Estudo de Mínimo Custo Global. Em seguida, os requisitos para enquadramento em cada uma das três opções serão oportunamente divulgados pela EPE.


Dessa maneira, o Operador reforça que os demais empreendimentos que não se enquadraram nas exigências do artigo 12, poderão enviar novas solicitações de acesso. Após essa data, as solicitações devem ser feitas em futura Temporada de Acesso, conforme estabelecido na Política Nacional de Acesso ao Sistema de Transmissão.