Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançou um novo módulo digital exclusivo para o envio de documentos e informações relacionados ao Monitoramento Prudencial. A iniciativa integra a estratégia de modernização para preparar a infraestrutura setorial para a abertura total do mercado, assegurando que a entrada de milhões de novos consumidores seja acompanhada por sistemas de controle cada vez mais eficientes.
A atualização ocorre em um momento de mudanças na governança da CCEE. A aprovação do novo estatuto social considera a formalização da área de Segurança de Mercado baseada em estrutura própria, orçamento independente e gestão segregada. Essa mudança, de acordo com a CCEE, reforça a capacidade da Câmara de atuar de forma preventiva.
Como resultado, o novo sistema substitui interações manuais por um canal digital exclusivo, mantendo a segurança das informações estratégicas das empresas com acesso restrito, utilizando tecnologia que garante a rastreabilidade de cada dado enviado. Nesta fase inicial, o canal será focado nos processos de prevenção do monitoramento. Além disso, o acesso é restrito a usuários autorizados. Assim, assegura que as informações enviadas sejam visualizadas apenas pelo agente responsável e pela equipe técnica da CCEE.
A funcionalidade está disponível aos agentes desde 2 de fevereiro. A mudança para o novo ambiente digital será feita de modo escalonada. Em seguida, a previsão é que até o final de 2026 toda a plataforma esteja integrada, acompanhando o cronograma de evolução sistêmica da CCEE.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental