Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

BBCE: Preços têm alta no curto prazo e ajustes negativos na curva

Em: 03/03/2026 às 13:59h por Canal Energia

Contrato de março foi o ativo mais negociado da semana passada, com alta de 6,81%

Os preços de energia tiveram alta no curto prazo e ajustes negativos ao longo da curva. Conforme divulgação da BBCE, o pregão foi encerrado na semana passada com esse comportamento de preços em diferentes direções. O principal destaque foi o contrato de março, que avançou 6,81%, mantendo-se como o ativo mais negociado e concentrando o maior volume energético e financeiro da semana.


Por outro lado, a maior parte dos vencimentos apresentou retração. Destaque para maio (2,67%), o 3º Trimestre de 2026 (1,93%), julho (1-93%), o 4º Trimestre de 2026 (1,69%) e o produto 2º Semestre de 2026 (1,54%). No longo prazo, os contratos anuais mantiveram liquidez. A ênfase é no fornecimento de 2027 que, ao considerar todos os submercados e fontes, somou 615 GWh negociados.


Ademais, os preços recuaram de forma generalizada na Safra SE, com quedas próximas de 1%. E que na análise da plataforma indicam a continuidade do movimento de acomodação observado nas últimas semanas.