Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Bandeira tarifária permanece amarela em junho

Em: 01/06/2026 às 08:45h por Canal Energia

Período seco reduz geração hidrelétrica e exige acionamento de termelétricas mais caras

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira, 29 de maio, que a bandeira tarifária no mês de junho permanecerá amarela, mantendo o mesmo patamar de maio. Com isso, os consumidores de energia elétrica terão custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos nas contas de luz.


A decisão reflete o período seco no Brasil, que leva a uma redução da geração hidrelétrica e ao consequente acionamento de usinas termelétricas, com custo de operação mais elevado.


Mudança após quatro meses


De janeiro a abril deste ano, a bandeira tarifária permaneceu verde, refletindo condições favoráveis de geração de energia no país. A mudança para bandeira amarela ocorreu em maio e se mantém para junho, sinalizando o início do período de maior pressão sobre o sistema elétrico.


Com o acionamento da bandeira amarela, a Aneel reforça que os consumidores devem cultivar bons hábitos de consumo para evitar desperdícios.