China e transformação digital protagonizam mercado global de energia

Em: 10/01/2019 às 08:38h por

A Capgemini publicou a 20ª edição de seu estudo anual, o relatório WEMO – World Energy Markets Observatory (em tradução livre, Observatório Mundial de Mercados de Energia), criado em parceria com as consultorias De Pardieu Brocas Maffei e Vaasa ETT, ambas especializadas na regulamentação dos mercados de energia.

O estudo revela o papel da China como líder mundial em tecnologia, equipamentos e serviços públicos, e destaca que o crescimento econômico global aumentou a demanda por energia e deixa as metas climáticas de longo prazo em discussão. Isso ocorre apesar de um ano em que os preços do carbono na Europa subiram rapidamente enquanto os custos de energia renovável caem. Para completar o cenário, os aumentos nos preços dos combustíveis fósseis levaram a uma recuperação dos valores nos mercados de eletricidade e gás, nomeadamente na Europa.

Por sua vez, as companhias de Utilities estão mostrando melhor saúde financeira e a paisagem geral está mudando. Com as empresas adaptando seus modelos de negócios às novas tecnologias, como IoT, Inteligência Artificial, chatbots e blockchain, à medida que a concorrência de novos players surge. Todos os segmentos da cadeia de valor são impactados pela transformação digital, dos relacionamentos com clientes aos processos operacionais, chegando as redes de distribuição e serviços interativos.

Fonte: TI Inside