O SINDICATO
  • Apresentação

Fundado no dia 17 de fevereiro de 1997, o Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso – Sindenergia,  representa empresas e indústrias do segmento em Mato Grosso, oferecendo apoio técnico especializado, informação com qualidade e todas as ferramentas necessárias para a defesa do interesse coletivo dos seus associados.

O Sindenergia tem como objetivo representar seus 58 associados, trabalhando para estimular o crescimento do setor. Para isso, possui uma equipe com profissionais especializados e realiza reuniões periódicas para saber quais as dificuldades que devem ser enfrentadas e mostrar os avanços conquistados pelo setor energético.

O Sindenergia tem um forte compromisso em apoiar instituições que busquem promover o equilíbrio entre o meio ambiente, bem-estar social e a atividade produtiva primária do Mato Grosso e do Brasil.

Nossa Missão

Defender os interesses coletivos de nossos associados e promover um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável do setor energético em Mato Grosso.

Nossa Visão

Ser referência na representação, na defesa e na luta pelo contínuo desenvolvimento do setor energético Matogrossense.

Nossos Valores

• Ética
    • Integridade
    • Coragem
    • Transparência
    • Respeito às Pessoas
    • Gestão Participativa
    • Sustentabilidade nas Ações

Nossos Pilares Estratégicos

• Sustentabilidade
    • Eficiência energética

Faça parte do Sindicato. Seja um Associado!

• História

Clique para ampliarNa noite do dia 17 de fevereiro de 1997, 36 empresários do segmento de Construção de Redes Elétricas e Telecomunicações se reuniram com a proposta de criar uma instituição que os representasse. A princípio, foi batizado de Sincremat. Sua primeira diretoria foi eleita para o triênio 1997/2000 em setembro de 1997 e tinha como presidente o empresário José Antonio de Mesquita, que em agosto de 2001 foi reeleito presidente até 2003.

Um momento importante da história da instituição foi o Curso de Eletricista, realizado em setembro de 1998. O curso teve duração de 144 horas e ocorreu no Centro de Treinamento da Cemat, com o objetivo de qualificar ainda mais os colaboradores das empresas associadas.

Outra atuação importante do Sindenergia ocorreu durante o Racionamento de Energia Elétrica em 2001. O Sindicato criou a Bolsa de Energia, onde empresários do setor tiveram a oportunidade de comercializar o excedente de energia para aqueles empreendimentos que estavam enfrentando as conseqüências do racionamento imposto pelo Governo Federal.

Pouco tempo depois, em 2002, o Sindenergia deu mais uma contribuição importante para auxiliar na formação profissional dos trabalhadores implantando, em parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso - FIEMT e a Eletronorte, o Centro de Capacitação de Montador de Linha de Transmissão e Subestação de Extra Alta Tensão.

Já em 2003, o então Sindicato das Indústrias de Construção de Redes Elétricas do Estado de Mato Grosso (Sincremat) se transformou no Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sincremat).  A diretoria para o triênio 2003/2006 foi eleita no dia 30 de julho de 2003, com eleição do engenheiro eletricista Air Bom Despacho e Silva para presidente.

Em 2011, o Sindicato passou a se chamar Sindenergia.  A atual diretoria foi eleita em 2009, e tem como presidente o engenheiro civil Fabio Paulino Garcia quando o Sindicato intensifica ações já implantadas pelas diretorias anteriores que sejam voltadas à responsabilidade socioambiental.

Presidente:

Eduardo Leite de B. Oliveira

BUSCAR NO SITE
   BAIXE O MAPA HIDRELTRICO
SINDENERGIA - Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Av. Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Bosque da Saúde - Casa da Indústria - CEP 78050-000 - Cuiabá-MT - Fone: (65) 3644-3443
www.sindenergia.com.br - sindenergia@sindenergia.com.br