Sistema computacional agiliza conexão de unidades com GD à rede da Cemig

Sistema computacional agiliza conexão de unidades com GD à rede da Cem

Em: 14/03/2019 às 08:36h por

Um novo sistema computacional desenvolvido pela Cemig promete agilizar as conexões entre micro e mini geradores de energia e a rede de distribuição da companhia. O Sistema de Análise de Geração Distribuída (SISGD) foi criado em parceria com a Universidade Estadual de Campinas e com a subsidiária Axxiom, no âmbito do programa de P&D da Aneel, permite sistematizar a avaliação dos impactos nas redes de distribuição de média e baixa tensão da empresa assim que um consumidor solicitar conexão com a sua geração distribuída.

De acordo com a concessionária, o processo, além de agilizar a avaliação e o atendimento para a conexão de novos geradores, colabora ainda para expandir a utilização de fontes sustentáveis de energia, como a instalação de placas fotovoltaicas em residências. O SisGD opera em ambiente web, integrado aos sistemas corporativos de gerenciamento de redes da Cemig, associados ao cadastro da rede de distribuição. A concessionária mineira conta atualmente com 11.145 unidades com sistema de geração distribuída. O número tende a crescer.

“As solicitações de projeto de minigeração, cuja potência instalada é de 75 kW a 5 MW, vêm aumentando exponencialmente, assim como as de micro geração, que corresponde a 98% da totalidade de conexões. Para se ter ideia, entre 2012 e 2017, a companhia havia recebido cem solicitações desse tipo, enquanto que, somente em 2018, 500 novos pedidos já foram registrados”, afirma o gerente de Relacionamento com Clientes de Geração Distribuída da estatal, Ronaldo de Oliveira.

Fonte: Canal Energia