Cemat não executa obras para levar energia ao VLT

Em: 14/04/2014 às 13:20h por A Gazeta

As obras da rede de transmissão de energia elétrica para o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não foram executadas pelas Centrais Elétricas Mato-grossenses (Cemat). O interventor federal Jaconias de Aguiar afirma que os trabalhos não começarão até que seja entregue à distribuidora o cronograma definitivo de implantação do meio de transporte. “Eu não vou executar obra do VLT, se ele não fizer o VLT. Não tem sentido eu construir uma linha, porque eu só faturo depois dele estar operando. Embora ele tenha um contrato de demanda comigo, esse contrato só começa a valer financeiramente a partir do dia que ele entrar em operação”.
Jaconias de Aguiar, que deixa hoje (14) a Cemat com o fim da intervenção federal iniciada em agosto de 2012, ressalta que o investimento não é tão grande, mas ficará com a Energisa. “Não tem jeito de ser antes. Esse VLT, pelo que eu vejo, não sai tão cedo. Eu não gostaria de fazer juízo de valor sobre obras de outros, mas eu não consigo entender como técnico, se um dia, antes da Copa, esse VLT estará funcionando. Não tem a mínima lógica para isso. Se ocorrer, nós faremos as obras”.
O interventor reforça que a distribuidora precisa saber o novo cronograma do Veículo para fazer as obras da Cemat simultaneamente. “Se não eu invisto um ‘mundo’ de dinheiro num lugar e vai ficar lá sem eu ter retorno. Isso, na linguagem do setor elétrico, é ‘investimento imprudente’. Nós não vamos fazer assim”.
A demanda por energia do VLT, segundo Jaconias, é imensa (32 megawatts). Para que ele funcione, a Cemat tem que fazer alimentadores saindo de determinada parte da rede para ir até o ponto das subestações.