Aquisição de blocos de gás no PI pela Eneva reflete resultados do NMG, diz ministro

Em: 11/09/2019 às 08:45h por Canal Energia

Petroleira arrematou seis áreas onshore na região norte do estado, onde já opera com exploração de gás e geração termelétrica

Alguns dos negócios realizados no âmbito da sessão pública do 1º Ciclo de Oferta Permanente refletem diretamente os primeiros resultados positivos gerados pelo Novo Mercado de Gás, especialmente o que levou a Eneva a adquirir blocos exploratórios de gás natural na Bacia do Parnaíba, no Piauí. A avaliação foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em rápida conversa com jornalistas após participar da abertura do evento, promovido nesta terça-feira, 10 de setembro, no Rio de Janeiro, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

A Eneva arrematou sozinha seis dos 17 blocos terrestre ofertados pela ANP na Bacia do Parnaíba, região norte do Piauí. O bônus total foi de pouco mais de R$ 3,5 milhões, enquanto o investimento mínimo previsto na fase de exploração (PEM) será de aproximadamente R$ 180 milhões. A área dos seis blocos arrematados pela empresa abrange cerca de 13,7 mil km². Nessa região a petroleira já opera com exploração de gás e com o Complexo do Parnaíba, formado por quatro termelétricas com 1,4 GW de capacidade instalada. As usinas são abastecidas pelo gás extraído na Bacia.

A sessão pública do 1º Ciclo da Oferta Permanente da ANP colocou em disputa campos e blocos onshore e offshore em águas rasas devolvidos ou não arrematados em leilões promovidos anteriormente pelo órgão regulador. O processo é realizado pela primeira vez no país e visa, principalmente, a criação de condições mais atrativas para que investidores entrem em áreas descartadas em rodadas já realizadas. Uma das vantagens é permitir que as empresas interessadas estudem os campos e blocos com mais tempo, ao longo de 90 dias. Há 47 empresas inscritas para a Oferta Permanente.