Eliminar o uso de combustíveis fósseis é uma abordagem equivocada para transição, diz Patrick Pouyanné

Em: 27/01/2020 às 14:12h por epbr - jornalismo e política energética

"É preciso haver menos emissões, mas nossa primeira missão é trazer energia para as pessoas do planeta"

por Guilherme Serodio

A Total aplica, anualmente, mais de 10% de seus investimentos em projetos de geração de eletricidade de baixo teor de emissões de carbono. De acordo com o executivo, são mais de US$ 2 bilhões por ano nesses projetos sobre um total de US$ 16 bi a US$ 17 bi de investimento anual total.

O executivo ainda elencou investimentos da Total com foco na transição energética. Ele lembrou que a companhia anunciou nesta semana um investimento de US$ 500 milhões na implantação de uma usina solar com capacidade de geração de 800 MW no Catar.

“Isso representa quase 10% da demanda de energia do país e é um compromisso da minha companhia”. A total também anunciou instalação de até 20 mil pontos de abastecimento de veículos elétricos na Holanda.

Por último, Pouyanné também lembrou que a Total aprovou recentemente seu primeiro projeto focado no plantio de árvores para ajudar a neutralizar emissões. Serão US$ 1 bilhão em dez anos – algo equivalente a US$ 7 por tonelada de carbono neutralizado – no projeto de reflorestamento localizado no Peru e que deve envolver entre um e dois milhões de árvores.